O Falcon Hypersonic Technology Vehicle 2 da Força Aérea Americana -- um veículo projetado para atacar alvos globais à velocidade Mach 20 -- desapareceu depois de nove minutos do seu primeiro teste de voo, logo após separar-se do seu foguete. Contato foi perdido, e até agora não restabelecido.
O Falcon deveria cair no Oceano Pacífico depois de um teste de 30 minutos e 4.100 milhas náuticas. Não confundir com a sonda espacial não tripulada X-37B -- que foi lançada em 22 de abril --, o Falcon Hypersonic Technology Vehicle 2 foi lançado na semana passada, na base de Vandenberg da Força Aérea, em um foguete Minotaur IV.
Em vez de completar seu voo, porém, o veículo perdeu completamente o contato com a Força Aérea. De acordo com Johanna Spangenberg Jones, da DARPA:
A revisão preliminar dos dados indica que o HTV-2 alcançou voo controlado dentro da atmosfera à velocidade maior que Mach 20. Então o contato com o HTV-2 foi perdido. Este foi o nosso primeiro voo (todos os outros foram feitos em túneis de vento e simulações), por isso, ainda que obviamente preferíssemos que tudo tivesse corrido perfeitamente, ainda coletamos dados e podemos usar estas descobertas no nosso próximo voo, atualmente agendado para o início de 2011.
Simples assim: os dados de telemetria desapareceram e a aeronave em si não está em lugar nenhum. Sendo um projeto semi-secreto, nada além disso pode ser revelado. As únicas explicações possíveis são uma falha estrutural massiva ou OVNIs Nazistas. Por enquanto, pra mim é a segunda opção. [Physorg]
Há uma força insidiosa afligindo as Forças Armadas nos EUA. É mais vasta que qualquer rede de insurgentes, e no entanto é mais infiltrada. Ela confunde os soldados e deixa generais acordados à noite. E vem inclusa em toda cópia do Microsoft Office.
O New York Times colocou esta história em destaque, na qual o PowerPoint é descrito como um inimigo que as forças armadas simplesmente não consegues aniquilar. O programa é usado para comunicar praticamente tudo que eles precisam comunicar diariamente, e isso significa um volume de slides que entorpece a mente — eles chamam isso de "morte por PowerPoint". Estas são algumas das formas pelas quais as forças armadas estão se atolando no lamaçal dos PowerPoints:
- Ele simplifica demais as coisas
A complexidade da guerra simplesmente não pode ser representada por um slide de PowerPoint, dizem os opositores. Um comandante do exército, Brigadeiro General H.R. McMaster, sugere que os bullet points não "levam em conisderação as forças políticas, econômicas e étnicas interconectadas". "Se você separar a guerra de tudo isso", diz ele, "tudo se torna [só] um treinamento de mira".
- Ele não simplifica as coisas o bastante
Como se pode ver pela imagem acima, exibida para o General Stanley A. McChrystal ano passado, gráficos e imagens não fazem sentido para a visão global da guerra. Vendo esta "tigela de espaguete", o general disse: "Quando nós entendermos esse slide, nós teremos vencido a guerra".
- Ele é uma perda de tempo
Apresentações do PowerPoint são um pé no saco de fazer, e muitos membros em serviço são obrigados a fazê-las o tempo todo. Quando perguntaram para o líder de pelotão Ten. Sam Nuxoll o que ocupava a maior parte do dia dele, ele respondeu: "fazer apresentações no PowerPoint". Sério. Mas, como todo mundo que faz ou fez faculdade pode comprovar, pior que fazer apresentações no PowerPoint, é ficar sentado assistindo uma: o general David Petraeus descreve isso como "pura agonia". As forças armadas americanas estão apanhando nas duas frentes de batalha aqui.
- Ele gera problemas de comunicação
A ideia de que uma das forças armadas mais poderosas do mundo está lutando uma guerra contra o PowerPoint é interessante, mas confiar neste programa para a comunicação importante entre militares pode ter consequências sérias. O NYT descreve uma situação na preparação para a Guerra do Iraque, na qual slides de PowerPoint foram passados para lá e para cá feito batata quente à medida que a cadeia de comandantes tentava entender os detalhes da invasão. Quando o PowerPoint passa da periferia ilustrativa para o centro de uma campanha militar, isso não é nada bom.
Um general avisa que o PowerPoint cria "a ilusão de controle", e isso mostra o cerne da questão. É muito fácil deixar passar os espaços que existem entre os bullet points do PowerPoint. E apesar de conhecermos o problema, é difícil eliminá-lo. O PowerPoint não é apenas um recurso para burocracias mas é, de certa forma, um reflexo dessa burocracia, é é por esse motivo que muitos comandantes acham que os EUA estão comprometidos demais ao PowerPoint para abandoná-lo tão cedo. [New York Times]
Depois de falar sobre os novos aparelhos que vimos ontem — o BlackBerry Pearl 3G e o Bold 9650 — o CEO da RIM, Mike Lazaridis, revelou o que nós estávamos esperando na feira WES deste ano: o BlackBerry 6.0.
Já faz um tempo que chegou algo novo para usuários de BlackBerry em termos de interface (a gente já estava se sentindo que nem usuários da Nokia!) — mas finalmente a RIM confirmou que o BlackBerry OS 6.0 estará disponível no fim deste ano.
Durante uma teleconferência com analistas anteontem, Lazaridis confirmou que o novo OS estava a caminho, e deveria chegar em algum momento do terceiro trimestre — entre julho e setembro, basicamente. Screenshots vazados já mostravam que ele teria uma nova tela inicial com ícones personalizáveis, um navegador novo com suporte a abas, e um media player com visual novo.
A RIM lançou o seguinte vídeo para apresentar o BlackBerry 6.0:
Aqui está o que sabemos até agora, cortesia do relatório vazado mostrado pelo Boy Genius Report:
-
Tela inicial: um novo design com espaço menor para o papel de parede, e os ícones personalizáveis podem ser organizados da forma que você achar melhor. As páginas vão funcionar de forma semelhante ao Android, mas pode agrupar ícones de acordo com sua função (ícones de mídia ficam juntos, por exemplo).
-
Navegador: terá suporte a multitoque (dê adeus ao botão de lupa), favoritos com novo visual e abas. Pelos screenshots vazados que vimos, mudar entre abas será algo semelhante ao que vimos no iPhone ou no Android, podendo-se abrir uma nova aba pressionando o botão +.
-
Media player: tem suporte a multitoque, navega-se pelos álbuns movendo o dedo na horizontal, e novamente, é bem parecido com o iPhone. Melhor garantir que você tem as capas dos CDs nas suas músicas e que elas têm as informações corretas, para fazer a função de busca funcionar bem.
-
Multitoque: será incuído nativamente em vários tipos de programas, incluindo e-mails.
-
Mensagens instantâneas: O BlackBerry Messenger (BBM) vai permanecer basicamente a mesma coisa, o que é uma boa para a RIM, dado que eles têm a fama de possuírem o melhor sistema de mensagens instantâneas que um celular pode ter hoje. O BBM terá algumas melhoras, como miniaturas maiores para determinar o tipo de mensagem, e feeds RSS integrados no sistema de mensagens instantâneas — o que pode ser mais um problema do que uma função.
-
Comandos: em vez de pressionar a tecla Menu constantemente, os modelos com touchscreen terão suporte a comandos por menu pop-up. Para enviar um e-mail, você pode tocá-lo por alguns segundos até aparecer o menu, em vez de pressionar Menu e escolher "Enviar" lá. Não é revolucionário, mas é um design melhor e mais intuitivo.
-
Mídia: as fotos vão aparecer todas de uma vez, em vez de carregar uma por uma — coisa que me irrita profundamente hoje.
Ainda não sabemos se o media player é o bastante para nos convencer — a Kat usou o media player do BB Bold dela uma vez, ao todo — mas o navegador parece valer cada centavo. Assista ao vídeo acima para obter ainda mais informações sobre a próxima fase do BlackBerry. [All Things D]
As melhores ofertas do dia estão de volta. Para você escolher o presente certo para sua mamãe - que ela vai acabar passando pra você porque não sabe usar.
Fotografia:
Câmera Digital 12.2 Mp Ge A1250 por R$ 399,00 (Anteriormente por R$ 499,00)
Camera Digital Lumix 10 Mp Panasonic por R$ 1.999,90 (Anteriormente por R$ 2.499,90)
Informática:
Notebook MSI CR400 [Pentium T4400, 4GB, HD 320GB] por R$ 1.599,00 (Anteriormente por R$ 1.999,00)
Notebook Compaq CQ40-713BR [Pentium T4300, 3GB, HD 320GB, HDMI, Bluetooth, Windows 7] por R$ 1.899,00 (Anteriormente por R$ 2.199,00)
Desktop Megaware + Monitor X183H Acer [Celeron 2GB HD 160GB Linux] por R$ 899,00 (Anteriormente por R$ 1.399,00)
Impressora Multifuncional HP F4480 por: R$ 269,00 (Anteriormente por R$ 349,00)
Apple MacBook White [Core2Duo 2.26 GHz / 2GB / HD 250GB / 13.3" / Mac OS X v10.6 Snow Leopard] + Office Mac 2008 Home Student por R$ 2.785,16 (Anteriormente por R$ 3.348,00)
Netbook Samsung NC10 Rosa + secador de cabelo por R$ 1.077,58 (Anteriormente por R$ 1.450)
TV e Vídeo:
TV LCD 46" Samsung Full HD por R$ 3.498,00 (Anteriormente por R$ 5.499,00)
TV LCD 42" Full HD Philips por R$ 2.289,00 (Anteriormente por R$ 2.999,00)
Blu-ray Player BDP1600A Samsung por R$ 466,01 (Anteriormente por R$ 649,00)
Blu-ray Homem de Ferro Duplo por R$ 69,90 (Anteriormente por R$ 90,00)
DVD UP Altas Aventuras por R$ 29,90 (Anteriormente por R$ 44,90)
Videogames / Jogos:
God of War III por R$ 179,55 (Anteriormente por R$ 199)
Bundle Left 4 Dead + Left 4 Dead 2 por $33,49 (Anteriormente por $49,99) [Via Steam]
Nintendo Wii + Wii Sports por R$699,99 (Anteriormente por R$770)
PSP 3000 Sony por R$ 699,00 (Anteriormente por R$ 729)
Celulares:
Nokia E71 Caras [Wi-Fi, GPS e Câmera 3.2MP, Vermelho - Grátis 1 ano de assinatura da revista Caras] por R$ 999,00 (Anteriormente por R$ 1.299,00)
Nokia Tablet N810 por R$ 599,00 (Anteriormente por R$ 899,00)
Nokia 5530 [Câmera 3.2MP, Touchscreen, Wi-Fi, Bluetooth, Viva-Voz, Rádio FM e Cartão 4GB, Rosa] + fone Bluetooth BH-104 por R$ 599,00 (Anteriormente por R$ 899,00)
LG Gt360 Red [Câmera 2 Mp, Bluetooth, Cartão de 1gb] por R$ 399,00 (Anteriormente por R$ 599,00)
Sony Ericsson W205 Branco [Câmera 1.3 Mp, Bluetooth, MP3] por R$ 299,00 (Anteriormente por R$ 399,00)
DVDs, Blu-Ray e Livros:
Avatar (DVD) por R$ 35,91 (Anteriormente por R$ 39,90)
Sandman – Edição Definitiva 1 – Neil Gaiman por R$ 110,90 (Anteriormente por R$ 154,00)
O Fascinante Império de Steve Jobs – Michael J. Moritz por R$ 31,90 (Anteriormente por R$ 39,90)
O Menino do Pijama Listrado - John Boyne por R$ 18,70 (Anteriormente por $ 34,50)
Diversos:
Aspirador de Pó Neo Electrolux por R$ 149,00 (Anteriormente por R$ 199,00)
Máquina de Pão Britânia por R$ 279,90 (Anteriormente por R$ 299,90)
MP3 automotivo Pioneer (CD +entrada auxiliar fronta) por R$ 251,23 (Anteriormente por R$ 399)
* Damos preferência a lojas grandes, com boa reputação. Se você tiver alguma outra grande oferta mande para os comentários. E se encontrar promoções imperdíveis, mande para o nosso e-mail (dicas [at] gizmodo [dot] com [dot] br)
Você deve já ter visto um ou algum vlog (aka blog em vídeo, pra quem não sabe...). Mas talvez não tenha visto taaantos a ponto de reparar que o início de todos é igual. Uma espécie de "querido diário". Quando isolados, até que tudo bem. Mas assista à introdução de centenas de vlogs de uma vez - se puder. Na Trendy House Pepsi.
Google compra desenvolvedora LabPixiesOs melhores aplicativos para qualquer plataforma do Google (Android, por exemplo) são, em boa parte, feitos pelo próprio Google. Agora o Google comprou uma pequena desenvolvedora chamada LabPixies, que faz widgets e games para o Android e o iGoogle, o que certamente pode gerar programas ainda melhores. [Google via Cnet]
O novo Samsung Omnia Lite vem com o Opera 9.5. Esse browser permite navegar na web com recursos adicionais: múltiplas janelas, sincronizar favoritos com o PC e, o mais bacana, usa uma tecnologia que deixa as páginas mais leves, tornando sua experiência ainda muito mais rápida na web. Saiba mais no hotsite da Vivo, aqui.
Filme em alta definição feito com o Nokia N8 impressiona. MuitoOntem a Nokia mostrou seu celular mais interessante em muitos meses, o N8. Por um preço decente (na Europa) e uma câmera de 12 MP, ele parece ser bem legal. Como as pessoas se acostumaram a bater na pobre finlandesa nos últimos tempos (culpa do sistema operacional meio feio e hardware datado), a reação foi menos entusiasmada que o esperada. Então a Nokia resolveu mostrar hoje este vídeo, feito pelo novo celular, para calar a boca dos chatos tipo eu.
O blog oficial Nokia Conversations deixa claro que o vídeo não foi retocado depois e que foi capturado com um software ainda não finalizado. A profundidade de campo e a lente com bom ângulo (28 mm) é a mais impressionante que eu já vi em um celular, de muito longe. Dê uma olhada nessa foto:
Por mais que eu ainda tenha sérias dúvidas sobre o Symbian^3 (não gosto do chapeuzinho do vovô sem nada embaixo), já que ele é basicamente uma atualização do S60 v5 encontrado no 5800 e outros, não dá para negar que o N8 tem um futuro promissor. Mesmo se não conseguir competir com os smartphones mais espertos e cheios de aplicativos, por enquanto ele não tem concorrentes entre os cameraphones a preços decentes. Esperamos a chegada dele ao Brasil, que deve acontecer em algum momento do segundo semestre. [Nokia Conversations]
Começou em dezembro a construção daquele que será o maior parque esportivo da China, o Hangzou Sports Park. Ele será verde, sustentável e terá mais de 400.000 metros quadrados e área. Já mencionei que ele também parece uma cidade espacial?
Não consigo imaginar por qual motivo isso não foi construído a tempo para as olimpíadas de Pequim há dois anos, mas a data de inauguração está marcada para 2013, então suspeito que essas coisas não podem ser feitas com pressa. Dê uma olhada na galeria e diga que isso não te parece uma espécie de ecossistema alienígena. [NBBJ via World Architecture News via Inhabitat]
Já pensou assistir aos seus filmes prediletos onde quer que você esteja? Com o novo Sony Ericsson Vivaz™ você pode. A Sony Ericsson montou um site exclusivo com os maiores sucessos do cinema para você baixar de graça e colocar no seu smartphone. Leia mais em Sony Ericsson Preview.
Review aprova fone de ouvido Ultimate Ears 18 Pro, de US$ 1.350Steve Guttenberg, do Audiophiliac, acha que o fone de ouvido Ultimate Ears 18 Pro, que usa seis drivers, vale o preço de US$ 1.350.
Ele o coloca no mesmo nível de alto-falantes como o Wilson Audio Sasha W/P (US$ 27 mil o par) e o Magico V2 (US$ 18 mil). Elogia o som claro, com baixo poderoso, profundo e detalhado, e o desempenho em volumes mais altos.
Se bem cuidado, ele pode durar 10 anos ou mais, ou seja, talvez não seja um investimento maluco, argumenta Guttenberg. Mas, claro, usá-lo com um iPod seria um desperdício. Vale a pena ler o review inteiro: [Cnet]
As perigosas cinzas do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, fizeram o tráfego aéreo europeu praticamente parar. Por algum tempo, os céus no norte da Europa estavam quase sem aviões. Então, as cinzas foram embora e o belíssimo caos recomeçou. [Twitter]
Um canivete que você pode configurar simplesmente girando uma moeda? Muito engenhoso. O Switch está em pré-venda na Quirky por US$ 68, com 18 ferramentas, incluindo um cartão de memória. [Quirky]
O novo apelido do chefe do crime organizado internacional, Alexander Surin, é "Don Car-leone" depois da prisão deste último fim de semana, que resultou na apreensão de milhões de dólares em supercarros. O apelido é um pouco diferente de seu nome de usuário do fórum onde o encontramos exibindo sua coleção.
Windows Live Messenger para iPhone em junhoO Neowin conseguiu capturas de telas do Windows Live Messenger para o iPhone. O aplicativo parece mais limpo e leve do que a versão para desktop.
Aparentemente ele será lançado em junho e incluirá compartilhamento de fotos, chat e uma interface social com as atualizações dos seus amigos. Confira mais imagens no Neowin. [Neowin]
Eu só consigo imaginar o sentimento de estar em Marte e ter essa visão do lar... A atmosfera de CO2 e a seta “Você está aqui” arruinando o que poderia ser um belo local para casais.
Aparentemente essa imagem divulgada pela Nasa é a primeira da Terra de uma superfície de outro planeta. [flickr via boingboing]
O Geocities pode ter morrido, mas seu espírito segue vivo. O Geocities-izer faz para você o enorme favor de transformar seu site favorito (ou mais odiado) em não apenas uma página do Geocities, mas em uma página muito ruim do Geocities. E meu Deus, a música!
Assim fica o Gizmodo americano:
O Gizmodo Brasil resiste um pouco mais à geocities-ficação:
Eu só queria poder compartilhar com você a doce melodia MIDI da banda The Verve Pipe fluindo pelos meus fones de ouvido agora. Obrigado, WonderTonic, por estragar meu dia mas melhorar minha vida. [Geocities-izer via Geekosystem]
Foi disponibilizada para download uma versão “pré-alfa” do Fennec para o Android. Ela requer Android 2.0 ou superior e provavelmente um dispositivo compatível com OpenGL ES 2.0.
Os desenvolvedores fizeram testes apenas no Droid (Milestone) e no Nexus One e, apesar de reforçarem que se trata de uma versão prematura, consideram-na usável e esperam feedback dos usuários. [Download via Vlad1]
O tarô é um conjunto de cartas para fins adivinhatórios e místicos, no qual cada carta representa um aspecto da vida. Colocadas juntas, elas têm a função de dar pistas sobre o passado, o presente e o futuro. Agora, o que faríamos com um tarô de Lost? Adivinhar o fim da série? Conheça as cartas na Trendy House Pepsi,
Giz Reunions: De Pelotas para o mundo - um case de empreendedorismo digitalNo Giz Reunions dessa quinzena, recebemos Roberto Martini, sócio diretor da CUBO CC. E ele nos trouxe, antes que tudo, uma boa história de empreendimento digital. Aos 15 anos, Roberto Martini era atendente do suporte em um provedor de Internet em Pelotas (RS), na era pré-browser. Com 18 anos, criou a AG2, uma agência de publicidade na mesma cidade. Foi para Porto Alegre, criou outra agência e, aos 25 anos, inventou em São Paulo a CUBO CC (assim, em caps), seu quarto negócio, que atende Google, Pepsico e Unilever e desafia o rótulo de “agência de publicidade".
De aparência frágil e olhar entusiasmado, Martini conta que fez 3,5 anos de Análise (de Sistemas, bem entendido), mais um pouco de Publicidade e que só foi se formar mesmo em Administração. A CUBO CC, que ele fundou em 2004, acaba de ter seu controle adquirido pelo grupo multinacional Interpublic (link). A transação se deu há um mês e Martini ficou com 30% da agência.
Martini não está satisfeito com o rótulo de agência - seja ela de publicidade ou de produção. Essa briga com os rótulos, aliás, ajuda a manter um certo ar de mistério em torno do próprio conceito e da atuação da empresa. Peguemos um caso recente: quando a Unilever queria vender mais de seu desodorante, ou fazer sua marca mais presente no mundo online, a CUBO.CC sugeriu uma campanha em torno de corridas de carrinhos de supermercados. De anúncios em revista a um sensacional joguinho online, tudo foi resolvido dentro da CUBO: incluindo a confecção de carros de supermercados motorizadoas às animações 3D. O jogo foi um sucesso.
Para se chegar a resultados assim, segundo Martini, a CUBO CC trabalha ao redor de uma Mesa de Concept, onde o que se busca é a grande ideia - e ideias que independam do meio pelo qual venham a se concretizar. Ali aportam as áreas de Canais/Mídia, Criação e Planejamento. É onde trabalham os Conceptors, gente com várias formações - desde um profissional supergraduado em animação 3D até uma jornalista com passagem pela Colors, a revista da Benetton. "Dali a comunicação pode sair na forma do desenvolvimento de um novo produto, de uma nova tecnologia, de um produto de entrenimento, de um evento", diz ele.
Reza o statement da agência (desculpa aí chamarmos você desse jeito, Martini): "nós ajudamos a dar forma ao futuro da propaganda por meio da combinação de diferentes disciplinas". A assinatura da empresa, "The monster whatever hotshop", também joga um bocadinho mais de pó brilhante sobre a magia da insatisfação conceitual da CUBO CC em se rotular, em delimitar um escopo de atuação mais rígido e tradicional. "Agência tradicional", aliás, como bem lembrou Martini, "é a pior ofensa que você fazer hoje a uma agência". Ah, sim: e o que significa o CC do nome? "Nada". Nonsense cool e provocação divertida, pelo que pudemos compreender, são duas boas formas de definir o universo que a CUBO CC. O cartão de visitas de Martini, um dos mais bacanas em circulação no mercado, emula criativamente uma cédula de dinheiro, como a de seus colegas de "agência".
E o futuro do mercado da comunicação, da indústria da mídia, dos veículos e das agências, Martini? O que vai acontecer daqui a 5 ou 10 anos com você e conosco, meu irmão? "Há uma transferência de investimentos da compra mídia para outros serviços de valor agregado, como produção, conteúdo, tecnologia, mídias sociais, entretenimento, intervenção urbana", diz ele. A CUBO CC trabalha com os conceitos de Paid Media (compra convencional de espaços), Owned Media (espaços de mídia que já são propriedade do cliente) e Earned Media (a mídia que a marca ganha sem compra direta, via conteúdos que viralizam ou de PR 2.0, por exemplo).
"Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a TV não é mais prioridade para os anunciantes", diz Martini. "Ela é complementar. O foco das marcas agora é ganhar o jogo digital". Opa. E quando isso chega por aqui? "Não vejo isso acontecendo no curto prazo no Brasil. A penetração da TV aberta por aqui é tremenda. E a nossa TV é muito boa". E como ficam os outros meios? "Não há mais uma boa justificativa, nem métricas, para defender a mídia impressa (exceto pela via do batido conceito de 'qualificação'). Em muitos casos, também é complicado defender o meio rádio. Mas TV aberta continua sendo uma escolha plenamente justificada no Brasil". Hmmm, interessante... "Mas nos Estados Unidos e na Inglaterra a qualidade do conteúdo em TV já começa a cair - porque o dinheiro do anunciante está escasseando. E no Brasil o Twitter já tem mais audiência do que qualquer canal de TV a cabo - temos mais de 100 canais pagos dividindo uma audiência de cerca de 20 milhões de pessoas. Quando fica para cada canal individualmente?", diz.
Parece óbvio a esta altura que o modo de uma marca se comunicar está mudando muito rapidamente - basicamente porque os hábitos de consumo de informação das pessoas, bem como suas expectativas na relação com uma marca, estão mudando com a mesma velocidade. "Antigamente, você dizia 'fuma' e o cara fumava. Ele não perguntava, não comentava, não compartilhava, não reclamava. Esse mundo acabou", diz Martini. As pessoas ganharam voz e querem ser ouvidas. A comunicação tem que ter duas vias mesmo - a marca que só quiser falar, e que se recusar a ouvir, pode contar que vai ficar cada vez mais falando sozinha. Vá ao site do Doritos Sweet Chili, uma criação da CUBO e entenda o que Martini quer dizer com tudo isso. Ou não.
O Pearl 3G pode até ser o menor membro da família BlackBerry, mas com certeza ele não é o mais fraco. Ele é robusto na mão, tem funções que os irmãos mais velhos não têm (suporte a wireless-N!) e é um smartphone completo com todas as coisas BlackBerry.
O BlackBerry Pearl 3G vem em duas versões: o 9100, com 20 teclas no teclado QWERTY condensado, e o 9105, que tem 14 teclas no teclado alfanumérico. A escolha da RIM de colocar um teclado de dumbphone neste aparelho é um pouco desconcertante, mas pode ser bom para aqueles já acostumados a enviar mensagens digitando rápido no teclado de dumbphones.
Apesar de ter apenas 93g, o Pearl parece bastante substancial e robusto na mão. Ele é pequeno, elegante e cabe até nos menores bolsos de calça jeans. Talvez ele não tenha apelo para os que geralmente usam BlackBerry e para aqueles que procuram um teclado full-QWERTY, o aparelho provavelmente estará nas mãos de usuários procurando um primeiro smartphone — ou quem sabe um primeiro BlackBerry.
O BlackBerry Pearl 3G ainda não tem previsão de chegada no Brasil.
"Após um ano analisando vários modelos esportivos, tive a felicidade de conhecer o Novo Ford Focus Hatch Ghia 2.0: completo, irretocável em todos os detalhes, ele é simplesmente a excelência sobre quatro rodas. Só pretendo trocá-lo por outro da mesma marca e modelo, desde que tenha algo a mais para aprimorar o que já é perfeito. A Ford está de parabéns pela nobre criação". Tem mais opiniões de usuários sobre o Novo Ford Focus aqui.
Made in Brazil Quando o telemarketing decide dar prêmiosAs operadoras de celular parecem estar tentando compensar inconveniências com prêmios. Primeiro eram as propagandas no celular, que poderiam render minutos de ligação ou pacotes de torpedos. Agora, o telemarketing: você pode ganhar da Vivo uma camisa da Seleção, mas para isso precisa aceitar receber ligações da Vivo oferecendo produtos e serviços. Será que isso dá certo?
De acordo com o regulamento (pdf), a promoção "Chamada Premiada" funciona assim: os clientes pessoa física, pós e pré-pagos, que optaram por receber propaganda da Vivo — provavelmente na assinatura do contrato — têm chance de ganhar uma camisa da Seleção, cada vez que recebem uma ligação — qualquer ligação, não necessariamente telemarketing da operadora.
A Vivo recomenda que você sempre deixe o celular ligado e atenda a todas as ligações, mas isso não é exigido pelo regulamento — só aumenta as chances de ganhar o prêmio. A cada 3.000 ligações recebidas por celulares da Vivo, a operadora escolhe uma para ser premiada com a camiseta.
Se você for premiado, você recebe uma mensagem gravada do Pelé, dizendo que ganhou uma camisa da Seleção, entende, e você resgata o prêmio sem qualquer custo. Ou você pode não ganhar coisa alguma: são cerca de 167 mil camisetas, mas nem todo mundo que participa da promoção leva uma.
Consigo pensar em vários poréns desta iniciativa: se a bateria do seu celular acabar, você pode perder a ligação do Pelé e, ao que dá a entender regulamento, você pode ser desclassificado; se você trabalha ou estuda onde não se pode atender o celular, poderia ser desclassificado também.
Além disso, o opt-in de receber propaganda no celular pode não ter sido feito de forma transparente, na assinatura do contrato, e você pode estar participando da promoção sem saber. Ganhar uma camiseta pode ser legal, mas receber uma ligação do Pelé, do nada, pode ser um pouco medonho: eu, pego de surpresa, já tive que atender o Netinho no meio do dia. Tenho pesadelos até hoje.
Enfim! Ser sorteado parece fácil, mas ganhar de fato o prêmio, nem tanto. Isso me parece trabalho demais por uma camiseta. O que você acha? [Vivo]
Como a maior parte de vocês já sabe agora, a polícia entrou na casa de Jason Chen, apreendendo seus computadores e gadgets. Enquanto a investigação está acontecendo, não podemos comentar muito sobre o assunto. Nós apoiamos nosso colega e acreditamos na nossa cobertura do próximo iPhone.
Aqui estão algumas das reportagens de fontes externas cobrindo o caso:
Em inglês:
- Advogado da Electronic Frontier Foundation: apreensão dos computadores do editor do Gizmodo viola leis estaduais e federais. [Laptop Magazine]
- Qual o papel da Apple na força tarefa que investiga o caso do iPhone? [Yahoo News]
- Expert comenta que um mandado inválido foi usado em operação policial na casa do repórter. [Wired]
- Entendendo as questões legais que pairam sobre a operação policial envolvendo o iPhone do Gizmodo [ZDNet]
- Investigação do vazamento do iPhone é pausada enquanto delegado pondera sobre a aplicação da lei que dá proteção a jornalistas [TechCrunch]
- Computadores do editor do Gizmodo são recolhidos em meio a confusão do iPhone. [Bloomberg]
- Computadores são recolhidos da casa de blogueiro em inquérito sobre o iPhone [New York Times]
Em português:
- Polícia dos EUA apreende computadores de editor do site que revelou iPhone 4G. [Folha]
- Polícia apreende computador de blogueiro que mostrou o iPhone furtado. [G1]
- Polícia recolhe computadores de Jason Chen, editor do Gizmodo. [MacMagazine]
A Universidade da Flórida, financiada pela DARPA, descobriu um material fino como filme que vai adicionar visão noturna leve e a custo baixo em tudo, de gadgtes a câmeras a parabrisas. O elemento essencial estava na mesma tecnologia presente em displays OLED.
O novo material é feito de sete camadas de diodos orgânicos emissores de luz (OLED), que são estimulados por luz infravermelha. À medida que a luz passa pelas camadas, os diodos geram descargas de eletricidade que são amplificadas pela próxima camada, transformando a escuridão total em claridade. Agora o protótipo só cobre uma área de 6,5cm², mas cientistas acreditam que eles poderão aumentá-lo para o tamanho de um parabrisas de carro. [Popsci]
No comments:
Post a Comment